* Por Rafael Bayma e Pedro Reis

Sampaio é a 9ª marca mais valiosa no Futebol do Nordeste, 39ª colocada no cenário nacional, segundo estudo da consultoria BDO RCS Auditores Independentes.

Em sua 10ª edição, pela primeira vez o estudo englobou a marca do Tricolor Maranhense, atribuindo ao mesmo valor de mercado de R$6,3 milhões, à frente de clubes como CRB, CSA, América de Natal dentre outros rivais da região.

De fato, o Tubarão só fica atrás dos gigantes de Pernambuco, Bahia e Ceará, além do surpreendente ABC, que ocupa a 8ª colocação do ranking regionalizado (provavelmente por conta do acesso à Série B em 2017):

Como dito, por ser a primeira oportunidade em que o Sampaio é retratado na análise da Consultoria, não foi possível realizar estimativa da sua evolução no mercado, sendo importante a lembrança que esta análise fora realizada imediatamente após um rebaixamento para a Série C.

Vale destacar que o Paysandu, da região Norte, foi avaliado em valor bastante superior ao da equipe maranhense: R$26,9 milhões, duas dezenas de milhões a mais, que o Tricolor Maranhense. Entretanto, o rival do Bicolor, Remo, é apenas o 36º da lista, com valor de mercado de R$8,4 milhões. A boa posição dos clubes paraenses demonstra o poder do mercado do estado vizinho.

Finalmente, destaca-se que os pontos considerados no estudo foram:

  • Tamanho e poder de consumo da torcida;
  • Representatividade nas redes sociais;
  • Receitas totais, naturalmente, com destaque para direitos de transmissão, patrocínio e publicidade e bilheteria;
  • Número de seguidores no Facebook, o mesmo no Youtube e o público médio das partidas.

Deixe uma resposta