Diante do considerável aumento no público que se fará presente na partida decisiva do Sampaio Corrêa neste Sábado, contra o Volta Redonda, surgiu a ideia (oriunda do leitor Matheus Índio) de tratarmos sobre alguns pontos para aquela significativa parcela do público que não acompanhou mais de perto o Tricolor nesta brilhante campanha nesta Série C.

Não, não há a menor intenção aqui de ditar regra ou querer ensinar o torcedor a torcer… Apenas trazer alguns pontos importantes sobre a caminhada do Tubarão em 2017.

Ponto 1: NÃO SE TRATA DE UM JOGO FESTIVO. Nada está decidido, longe disso. O Volta Redonda vem para a partida como Franco-Atirador: basta fazer um gol para levar a partida para os pênaltis, no caso de vitória por 1 a 0. Caso faça mais de um gol, qualquer vitória lhe dará a classificação. A partida será absolutamente nervosa.

Ponto 2: O Sampaio é um time que joga no contra-ataque. Não adianta esperar desse time uma grande posse de bola, volume de jogo. O Tricolor cria situações de perigo usando da velocidade dos pontos e nas chamadas “bolas paradas”. Assim, o time precisa atrair o adversário pro seu campo, O QUE TORNA COMUM RECUOS DE BOLA PARA OS ZAGUEIROS E ATÉ MESMO AO GOLEIRO ALEX ALVES, que por sinal sai muito bem com os pés. 

Veja a entrevista de Jefferson, à TV Mirante, sobre o que o time planeja para o jogo: http://g1.globo.com/ma/maranhao/videos/t/todos-os-videos/v/jogador-do-sampaio-revela-que-pretende-do-jogo-contra-volta-redonda/6149689/

Ponto 3: Justamente por essas características, o Sampaio teve grande campanha fora de casa, conquistando 18 pontos como visitante contra 14 pontos como mandante.

Ponto 4: Após a vitória em Volta Redonda, o Tricolor garante o acesso com qualquer empate. Assim, não existe qualquer necessidade de atirar-se para cima do adversário em nenhum momento do jogo.

Ponto 5: Hiltinho prende demais a bola às vezes? Pode ser… Mas dos seus pés saem quase que exclusivamente as melhores chances do Tricolor. Então, paciência com o Maestro é de bom tom, já que muitas vezes os jogadores para quem ele deveria passar estão adiante da linha defensiva, impedindo o lançamento.

Ponto 6: O time do Sampaio começou o campeonato absolutamente desacreditado, cotado, por boa parte da imprensa, inclusive a maranhense, como candidato ao rebaixamento. A equipe mostrou que a situação não era bem assim e possui a melhor campanha geral da competição, mesmo com elenco muito mais barato que a maioria dos adversários..