O Moto Club de São Luis completa hoje 80 anos e o que poderia ser uma grande festa, deu lugar a um sentimento de revolta e tristeza a todos que torcem e simpatizam com o tradicional clube maranhense.

Depois de um ano de 2016 de reconstrução do clube como um todo, quando conquistou o título maranhense após longos oito anos e o acesso à série C do Brasileiro, quando achávamos que haveria uma continuidade do bom trabalho realizado por Hans Nina, que deixou a diretoria por problemas de saúde, o que vimos foi uma série de decisões equivocadas da atual diretoria, que culminou com esta queda anunciada do clube à quarta divisão do futebol nacional.

A sistemática troca de treinadores, a contratação desenfreada de jogadores sem o menor critério e principalmente a falta de dinheiro para o básico foram fatores decisivos para o rebaixamento Rubro-Negro. Porém, vale ressaltar, nada disso aconteceu por acaso e sim devido a completa falta de planejamento da diretoria, que não teve a competência de se preparar financeiramente para um ano de calendário cheio que a equipe teria em 2017 e já se encontrava em situação alarmante em Maio, ainda início de temporada praticamente.

A própria torcida Motense deve fazer um mea culpa, assumir parte da responsabilidade por essa desastrosa campanha e rever sua posição para a próxima temporada, já que sua presença nas arquibancadas em jogos no Castelão para apoiar o time nesta fase ruim foi vergonhosa, logo a torcida que se vangloriava tanto de não ser modinha e que sempre apoiou o clube, inclusive quando esteve na série B do Maranhense.

Apesar das bobeadas e falta de atenção nos minutos finais de jogos pontuais nesta série C, os menos culpados são os jogadores, verdadeiros heróis que, sem receber um tostão durante meses, lutaram e honraram a camisa do Papão durante todo o campeonato.

Fica aqui, apesar dos pesares, os parabéns pelos 80 anos do Moto Club de São Luis, o Papão do Norte, o Rubro-Negro da Fabril de tantas glórias e tradição. E a quem venha a assumir o clube em 2018, que tenha a garra e seriedade de reerguer este grandioso clube do futebol Maranhense e o recoloque nos trilhos para que o time de fibra e de garra volte a brilhar e orgulhar novamente sua gente.

 

*crédito da foto do post: https://www.facebook.com/MotoClubSaoLuis/