por Alex Barbosa

Ufa! Com esse sentimento de alívio podemos descrever o que foi essa última rodada da fase de grupos, com grandes jogos, muitos gols e reviravoltas na tabela do Grupo B. Foi um sábado (9) pra testar os corações dos torcedores das 10 equipes, com 23 gols marcados nos cinco jogos, com uma média alta de 4,6 gols, o Grupo B conheceu os quatro times classificados (São Bento/SP, Tupi/MG, Tombense/MG e Volta Redonda/RJ) e o time que foi rebaixado (Macaé/RJ) junto com o Mogi Mirim/SP.

O Joinville jogou em casa contra o já rebaixado Mogi Mirim com poucas possibilidades de classificação, mas dentro de campo a equipe quase consegue o milagre da classificação ao aplicar uma goleada de 8 a 1, que não foi suficiente para alcançar o G-4. Já o Mogi Mirim encerrou de forma vexatória sua participação nessa Série C que culminou com o seu rebaixamento para a Série D de 2018, decretado há três rodadas.

O São Bento, que entrou nessa última rodada já classificado, mas lutando para conquistar o primeiro lugar do grupo, conseguiu terminar na liderança ao vencer a equipe do Volta Redonda por 1 a 0, placar, que com as combinações dos outros resultados, classificou o Voltaço em quarto lugar.

Também brigando pela liderança, o Tupi era outro que jogava em casa, só que do outro lado estava um desesperado Bragantino que lutava contra o rebaixamento e precisa da vitória para ter chances de não cair. Numa partida bem movimentada, o time de Bragança Paulista surpreendeu e ganhou por 3 a 2, e se garantiu na Série C de 2018 com o empate sem gols entre Macaé e Tombense.

A partida de Macaé era um divisor de águas para toda a classificação, podendo fazer com que a equipe carioca se salvasse com uma vitória e consequentemente tirasse o Tombense do G4. O time da casa tentou de todas as formas furar o bloqueio do adversário, mas não conseguiu o gol que garantiria sua permanência na Série C de 2018.

Com o empate em 0 a 0, o Macaé viu o fantasma do rebaixamento se concretizar, sendo a outra equipe do grupo a descer para a Série D de 2018, já o Tombense conseguiu a sua classificação de uma forma espetacular com sete pontos somados nos últimos três jogos (duas vitórias e um empate).

Outra partida cheia de gols e de tirar o fôlego foi o jogo entre Botafogo e Ypiranga, que acabou com a vitória do time da casa por 5 a 3. Mas apesar de ser um confronto direto, as duas equipes acabaram “morrendo abraçadas” e ficaram fora do mata-mata.

Com o fim da fase de grupos, chega a hora das quartas de final e restam apenas duas partidas decisivas para o tão sonhado acesso para a Série B de 2018. Com um mistura agora nacional, as quatro equipes do Grupo B encaram os quatro melhores do Grupo A.

FASE MATA-MATA –QUARTAS DE FINAIS
JOGOS DE IDA – DATAS E HORÁRIOS A SEREM DEFINIDOS
Volta Redonda/RJ x Sampaio Corrêa/MA
Tombense/MG x CSA/AL
Confiança/SE x São Bento/SP
Fortaleza/CE x Tupi/MG

JOGOS DE VOLTA – DATAS E HORÁRIOS A SEREM DEFINIDOS
Sampaio Corrêa/MA x Volta Redonda/RJ
CSA/AL x Tombense/MG
São Bento/SP x Confiança/SE
Tupi/MG x Fortaleza/CE